Onde devo usar as mídias Banner, Cartaz e Out-Door?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011 Comments

Onde devo usar as mídias Banner, Cartaz e Out-Door?

Devido a rapidez que houve na evolução de máquinas como as Plotter´s (impressoras com saída de mídia 
linear de 40 metros contínuos e de boca de 1 a 4 metros sem solda – cola), algumas definições foram 
remodeladas. Hoje o que chamamos de faixas, aquelas pintadas à mão por habilidosos letristas em tecido, nas 

plotter´s denominamos de BANNER que significa o mesmo na língua inglesa (FAIXA). 
Esses banner´s podem ter tamanhos variados, por isso os display´s, cartazes e faixas, que imprimimos nessas 


máquinas tornaram-se os banner´s. 
As placas para lojas ou out-door´s de estrada também podem ser impressos nessas impressoras mas seus 

nomes permanecem os mesmos segundo o objetivo final (placa ou out-door).










Segredos profissionais
Beleza e estética são apenas dois itens que todos podemos ver claramente em um cartaz, ou 
placa. E a fábula que somente isso é que existe num cartaz ou placa para levar a informação,
é que afunda boas idéias, empreendimentos, principalmente dos micros empresários que não
dominam a matéria como mostram as pesquisas do IBGE e SEBRAE.

Não são apenas esses itens que fazem uma placa, out-door, banner ou cartaz. Se o fosse,
 para que a TEXACO, SHELL, COCA-COLA e tantas companhias gastariam tanto para apenas 
colocarem uma pequena logomarca num canto de uma placa com mais de 20 metros? Você pode 
 ver isso em qualquer posto de gasolina de sua cidade. Acha mesmo que foi obra do acaso de um
 lapso mental de um designer, de um marketeiro, de uma agência que estava sem pessoas criativas 
 no expediente?
Para você ter idéia de valores praticado no mercado publicitário - o que muitos não têm a mínima
 idéia – um papel timbrado com a logo e o endereço da empresa numa folha comum sem nenhum corte 

especial custa a média de R$ 420,00. Isso é o valor da arte e não da impressão na gráfica meu amigo. 
O que tem de tão especial num lay-out de uma arte para chegar a esse valor? Conhecimento que 


poucos dominam. É isso que custa caro. 
O seu filho, sobrinho pode desenhar uma logo para você, criar seu papel timbrado, mas ela não será

 uma logo igual a da Coca-Cola, ou da Ford e talvez nem mesmo seus próprios parentes poderão 
reconhecê-la após anos de trabalho de sua empresa.
Da mesma forma que o engenheiro, que o médico, que o mecânico utiliza os conhecimentos 
adquiridos para desempenhar funções, assim também age o designer. Os conhecimentos de 
manipulação mental, de retirar das pessoas o que se quer alcançar, de envolvê-las emocionalmente 
através de uma imagem, de ensiná-las, orientar, ou provocar sensações partem de técnicas que o 
designer domina, que foram acumuladas por gerações anteriores e nos repassadas hoje com ajuda 
da ciência e de novas tecnologias, portanto não pense que o desenho de uma peça publicitária, 
cartaz, placa e outros são apenas frutos de inspiração e de uma pessoa criativa que sabe desenhar. 
Não se engane. Saiba mais sobre isso na página sobre as técnicas utilizadas no designer.










CARTAZ



Peça impressa de um só lado, em papel de grandes dimensões, para ser afixada em locais abertos (ambientes amplos ou ao ar livre), destinada a dar informações comerciais ou a anunciar eventos, como exposições, espetáculos, etc. O cartaz costuma ter um trabalho visual mais apelativo, tentando uma comunicação rápida. Por isso, é uma das principais ferramentas usadas na comunicação e no desenvolvimento das organizações modernas, além de um recurso cada vez mais utilizado pelas empresas e instituições com a finalidade de atingir objetivos estratégicos. Pode realizar também funções sociais e econômicas. A comunicação através do cartaz é uma das formas mais eficazes encontradas por essas organizações para se relacionarem com o mercado. Ao lado temos uma folha A4, multiplicada várias vezes para a compreensão de dimensão dos formatos.
Utilização: qual é o tipo de pessoa que você quer alcançar? Onde estarão fixados esses cartazes? Lojas, corredores, pontos de ônibus, totens em shopping´s, quadros de avisos em repartições públicas, igrejas, internos nos ônibus, metrôs? Qual é a distância que essas pessoas poderão ler as informações do cartaz com legibilidade? Qual é a distância mínima e máxima que o cartaz terá para despertar interesse? Qual é a camada social? Qual é a religião? Será que existe alguma cor que provoque repulsa, será que tem alguma imagem que provoque ira ao invés de desejo e atração? Como fazer para ele não cansar as vistas, não embasar os olhos? Qual é o tipo de fonte – letra – que deve ser usada para o público alvo? O público alvo tem algum tipo de estereótipo como altura para que seja calculada a altura de fixação desses cartazes? Ou de utilização de óculos? Linguagem regional? Esses dados permitirão o cálculo de velocidade que essas pessoas terão para absorver as informações que terão nos cartazes antes de continuarem seus afazeres diários.
Como você pôde perceber existe mais em um cartaz que fotos, desenhos e letras.





cartaz formato A2 cor 4/0












BANNER


Como vimos acima, maior que 60cm já podemos chamar de banner sendo impresso em plotter. Impressões sobre vários tipos de mídias, papel sulfite, canvas, gloss, micro perfurado, adesivo e lonas preparadas para receber tintas à prova de água ou não. Utiliza-se as mesmas técnicas que o cartaz para atingir público alvo, mas, com menos textos. Fixados em entradas de salões, seminários, festas, formaturas, wokshop´s, apresentações, palestras, onde for necessário imagem de grande formato como pano de fundo, ambientação e até mesmo como cenário.












FRONT-LIGHT


Usamos esse banner, agora impresso com cerca de 5x8metros, moldado sobre uma chapa de alumínio, aço ou zinco com presilhas amarradas por ilhóes. Em sua frente três lâmpadas especiais de gases misturados de altíssima potência suspensos por braços de 3 a 6 metros. Temos um out-door ou uma placa de loja iluminada, com nome de LUZ FRONTAL em inglês Front-Light.
Onde e como usar veja em out-door logo abaixo.











BACK-LIGHT

As lâmpadas agora estão dentro da caixa (lâmpadas fluorescentes). A lona é translúcida e permite que a luz passe e ilumine a arte impressa. A caixa pode ter dupla face iluminada ou uma só. Utilizadas em lojas 80x400cm ou outras medidas e modelo out-door de 5x9metros ou outras.










OUT-DOOR


Para essas quatro peças (banner, front, back e out-door) a utilização é semelhante, temos que focar o objetivo para vermos utilizações diversas. Exemplo, uma placa de hipermercado com propaganda de varejo utilizamos o front-light com imagens bem definidas de produtos enormes para visibilidade com mais de 200 metros. Sem iluminação o out-door é confeccionado da mesma maneira para visão diurna. Para a placa de localização do hipermercado não utilizamos imagem só a logo com front ou back-light. Em frentes de loja, shopping´s ou ruas de cidades utilizamos também esses back-light´s evidenciando o nome da empresa. O out-door é uma cartaz gigante, com muita área de visão para ser visto por pessoas que passam correndo. Então tudo deve ser cronometrado milimetricamente. Fontes, imagens, números, evidência do anunciante.
Um designer deste não dá espaço para inexperiência ou testes de aptidão gráfica. Ou você contrata um profissional ou arca com os prejuízos.








Créditos: http://www.12tribos.com/abre/cadamidia.htm
 

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